15 49.0138 8.38624 arrow 1 both 0 4000 1 0 horizontal https://liberdapp.pt 300 true 1
sticky-logo

Arte em São Bento

Desde 2017, a Residência Oficial acolhe a iniciativa «Arte em São Bento», com o intuito de valorizar e dar a conhecer obras de arte contemporânea portuguesa e prestar homenagem à cultura nacional.

Todos os anos, uma coleção de arte portuguesa é convidada a expor obras de artistas contemporâneos nas principais salas da Residência Oficial. A seleção das obras cabe aos curadores e curadoras indicados pelo colecionador.

Em três anos, “Arte em São Bento” deu a ver obras de 75 artistas portugueses, de gerações e disciplinas distintas, da pintura, à fotografia, passando pela escultura e instalação.

Esta iniciativa foi inaugurada em Outubro de 2017, com uma seleção de obras provenientes da Coleção Serralves, com curadoria de Suzanne Cotter.

Em 2018, a Residência Oficial acolheu uma seleção de obras da Coleção António Cachola/Museu de Arte Contemporânea de Elvas, com curadoria de João Pinharanda.

Na sua terceira edição, inaugurada em 2019, “Arte em São Bento” integra uma seleção de obras da Coleção Norlinda e José Lima, com curadoria de Isabel Carlos, fruto de uma parceria com o Centro de Arte Oliva, de São João da Madeira.

Fique a conhecer esta mais recente exposição, com obras da Coleção Norlinda e José Lima, numa visita guiada pela curadora, Isabel Carlos, e com a participação de vários artistas cujas obras se encontram expostas:

Em janeiro de 2020, em parceria com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, foi publicado o livro Arte em São Bento 2017-2019: Coleções Contemporâneas na Residência Oficial do Primeiro-Ministro (http://prelo.incm.pt/2020/02/novidade-arte-em-sao-bento-2017-2019.html). Este catálogo bilingue (português e inglês) é o registo da presença das três primeiras exposições de arte contemporânea portuguesa que estiveram patentes na Residência Oficial do Primeiro-Ministro, no Palacete de São Bento, em Lisboa.